Oi genteee, td bom com vcs? Bom hoje só estou vindo dar uma rápida atualizada no assunto bariátrica, hoje fui à consulta com endocrinologista e a cara dela era de poucos amigos rs, mas contei toda a história para ela sobre como engordei, levei todos os exames para autenticar minhas comorbidades adquiridas com a obesidade (hipertensão, gordura no fígado, inflamação na lombar e no pé) isso pq ainda nem peguei todos os resultados de exames, e ela me deu o tão sonhado laudo constando que realizei todos os tratamentos que antecedem a cirurgia bariátrica como: tratamento clínico, medicamentoso e atividade física porém não obtive sucesso na perda de peso e me indicou a gastroplastia. Fiquei super feliz pois eu já havia pego o laudo do cardiologista e do ortopedista ambos indicaram a cirurgia agora estou mais um passo próxima da tão sonhada rs! Mas não se enganem a cirurgia nunca pode ser feita por estética e sim para tratar um ou mais problemas de saúde e recuperar a qualidade de vida das pessoas que são reféns da obesidade assim como eu! E gostaria de deixar claro que neste blog não faço apologia a magreza por sí só e tão pouco as pessoas engordarem para realizar a cirurgia, aqui apenas relato a minha experiência no pré e pós operatório da bariátrica e repasso informações que aconteceram comigo pois não sou médica e não posso incentivar ou dizer o que é melhor ou pior para alguém, só digo aqui o que foi melhor ou pior para mim essa é a minha opinião. Bom galera por hoje é isso, volto com notícias em breve bjokas!
quarta-feira, 18 de junho de 2014
domingo, 15 de junho de 2014
Em busca do IMC 35
Oi genteee, estou vindo dar uma atualizada nas informações, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica quem pode fazer a cirurgia bariátrica conforme indicação do IMC são: IMC acima de 40 independente de comorbidades, IMC entre 35 e 40 com presença de comorbidades e IMC entre 30 e 35 na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação GRAVE por um médico especialista na respectiva área da doença é tbm obrigatória a constatação da intratabilidade clínica da obesidade por um endocrinologista, ou seja essa última é bem complicada, e como meu IMC está em 33,80 eu teria que comprovar esse monte de coisas, mas eu tenho como provar, pois realmente possuo 1 comorbidade grave devido à obesidade é minha hipertensão só que mesmo assim tenho medo do plano negar cobertura, por isso estou tentando engordar 3kg para passar de IMC 33,80 para 35 ( não sou a favor do paciente engordar para cirurgia quando há muita diferença de peso, por exemplo alguém que tenha que engordar 10, 15kg para cirurgia, mas no meu caso é tão pouco que acho que nem vou sentir diferença) então rumo aos 3 kilinhos para ir à perícia do plano mais tranquila... o que acho que não será nada difícil com esse clima de copa do mundo regados à churrasco e cerveja rs... sorte pra mim! Bjokas galera, até a próxima postagem.
sábado, 14 de junho de 2014
Devagar e sempre...
Oi genteee! Venho mais uma vez atualizar o blog e falar sobre os exames pré operatórios da bariátrica, estou fazendo exames como louca rs, são muitos, mas agora já estou na fase de pegar os resultados daí quando eu estiver com todos os resultados em mãos a próxima etapa é levá - Los ao Dr. Nestor meu cirurgião e se estiver tudo ok ele vai me encaminhar para a nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta aí sim eu estarei a um passo do meu sonho. Sobre os exames os mais chatos são: a ultrassonografia do abdome total (pq o médico força muito o aparelho sobre a barriga e dos lados tem para visualizar todos os órgãos, aí é um pouco dolorido, mas nada impossível de fazer) , outro chato é a polissonografia ( pois como eu já havia dito em post anterior é preciso dormir no hospital e eles colocam fios por todo lado, da cabeça até as pernas incluindo dentro do nariz, imagine uma noite inteira assim rs, mas vale o sacrifício, sei que no final tudo terá valido a pena) , já a Endoscopia com biópsia do estômago que eu fiquei com muito medo de fazer, é super tranquilo, tomei o sedativo e não vi mais nada e depois também não senti nada o efeito do sedativo durou 15 minutos após o exame e fui embora de ônibus numa boa.
Agora, quando não estou fazendo exames, estou lendo e vendo vídeos na internet sobre pré e pós operatório da cirurgia bariátrica, já estou bem entendida sobre as fases, dietas, restrições, prós e contras da cirurgia, dumping, efeito platô, vitaminas, fisioterapia pulmonar, meia anti trombo, queda de cabelo, tipos de cirurgia, antes e depois, vida pós cirurgia sem os riscos de saúde que o obeso sofre, auto estima elevado, felicidade infinita, manequim 36 Rs enfim tudo de bom e de ruim que a cirurgia traz, pq nada na vida pode ser só bom ou só ruim, para tudo existe os dois lados, quem pretende fazer a cirurgia tem que estar apto a mudar drasticamente pois a cirurgia não é só uma conquista e sim uma troca, então vc que está lendo e está no mesmo caso que eu fazendo os exames ou pensando em passar por uma consulta com o cirurgião para saber se pode ou não fazer a cirurgia bariátrica, leia mais estude mais sobre ela e ao final vc estará pronto para responder , valerá a pena para vc? Para mim ta valendo! Bjoca galera e até a próxima, trazendo novidades!
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Rotina Pré Operatório ( Bariátrica)
Oi genteee, venho trazer novas informações sobre exames, passei no Cardiologista para fazer o Ecocardiograma e ele me perguntou porque eu estava fazendo aquele exame e eu o informei sobre a cirurgia Bariátrica que vou realizar, então ele me passou mais alguns exames para certificar que está tudo correto mesmo são eles: EcoStress, Holter de pressão e Holter Cardiológico, fiz o Eco Strass ( é um exame de ultrassom do coração, associado ao uso de medicamentos dobutamina ou dipiridamol, que possibilitam visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo, semelhante ao atingido durante o exame de esforço realizado em esteira ergométrica) este é muito tranquilo, mas o holter de pressão e cardiológico (consiste na medição da pressão arterial durante 24hrs, o aparelho infla de 30 em 30 minutos e após 00:00 de 15 em 15 minutos) ou seja é chato e aperta o braço bastante, nada insuportável, mas chatinho rs... abaixo a minha foto com toda esta parafernalha acompanhem rs!
Ah uma coisa aconteceu que me adiantará na hora da liberação do plano, fui ao ortopedista e ele constatou uma inflamação no meu pé e na minha lombar devido ao excesso de peso, daí eu pedi a ele que me fizesse um laudo dizendo sobre esta inflamação e indicando a cirurgia Bariátrica, e ele fez o laudo, ou seja já tenho 2 comorbidades ( complicações devido ao sobre peso).
No meu exame de Ultrassonografia de Abdome total o médico desconfiou de mioma no meu útero, e me indicou que eu procurasse um ginecologista para fazer a Ultravaginal e tratar o possível problema ( mas tudo bem, é para isso mesmo que serve o pré operatório, para descobrirmos as doenças e tratá-las antes da cirurgia, para que haja riscos mínimos durante a mesma) já agendei um Ginecologista para sexta - feira
(06/06/14). Como estou pesquisando muito sobre o pré e pós operatório da bariátrica (aliás, eu Super indico quem está no mesmo caso que eu, querendo fazer a cirurgia, que pesquise bastante em Blogs e vídeos no You Tube, pois encontrei muita coisa boa!!!) eu achei alguns vídeos contando que para facilitar a liberação do plano de saúde para esta cirurgia, podemos procurar um otorrino para que ele passe o exame de Polissonografia (é um exame realizado para investigar os distúrbios do sono) e como eu ronco bastante heheh é possível que eu tenha uma leve Apnéia durante o sono (pausas na respiração) e que comumente é ocasionada pelo sobrepeso, então como tenho um otorrino que atende por ordem de chegada, lá vou eu atrás de mais um laudo de comorbidade para facilitar a aceitação do Plano de Saúde na minha cirurgia bariátrica ( Não sei mais se é bom ou ruim achar comorbidades rs) bjocas e até a próxima postagem galera!
OBS: mantenho este Blog com muito carinho, pois ele me faz hiper feliz!
sexta-feira, 30 de maio de 2014
E isso é só o início...
Oi genteee, hj estou postando só mesmo porque estou muito anciosa marquei os exames, então minha agenda ficou assim:
- Segunda -feira dia 02/06/14 às 8:50hr Ecocardiograma, Prova de função pulmonar e Eletrocardiograma.
- Terça -feira dia 03/06/14 às8:50hr Ultrassonografia de abdome Total.
- Segunda - feira dia 16/06/14 às 15:00 hr Endoscopia digestiva alta com biópsia e pesquisa de H Pylori, e Raio-X de tórax PA e Perfil.
(infelizmente este exame é muito difícil de conseguir realizar de imediato, esta foi a data mais próxima que consegui :-(
- Exames de Sangue (que são vários) eu posso fazer qualquer dia, só ir direto no laboratório, pois não precisa agendar.
Enfim galera é isso, estou muuitíssimo anciosa pois este é só o primeiro passo, ainda tenho que passar pela consulta com cardiologista, endocrinologista, nutricionista e fisioterapeuta ( sim, pois para quem não sabe, depois da cirurgia temos que fazer fisioterapia para não correr o risco de ter embolia pulmonar) e ainda terei mais exames pela frente, e depois ainda tem a aprovação do plano de saúde aí meu Deus haja coração, e dia 12 de junho começa copa do mundo aqui no Brasil, para atrasar mais meus exames afff!!! Mas eu chego lá.... Bjocas pessoas.... Perguntas e comentários fiquem a vontade, responderei com prazer.
- Segunda -feira dia 02/06/14 às 8:50hr Ecocardiograma, Prova de função pulmonar e Eletrocardiograma.
- Terça -feira dia 03/06/14 às8:50hr Ultrassonografia de abdome Total.
- Segunda - feira dia 16/06/14 às 15:00 hr Endoscopia digestiva alta com biópsia e pesquisa de H Pylori, e Raio-X de tórax PA e Perfil.
(infelizmente este exame é muito difícil de conseguir realizar de imediato, esta foi a data mais próxima que consegui :-(
- Exames de Sangue (que são vários) eu posso fazer qualquer dia, só ir direto no laboratório, pois não precisa agendar.
Enfim galera é isso, estou muuitíssimo anciosa pois este é só o primeiro passo, ainda tenho que passar pela consulta com cardiologista, endocrinologista, nutricionista e fisioterapeuta ( sim, pois para quem não sabe, depois da cirurgia temos que fazer fisioterapia para não correr o risco de ter embolia pulmonar) e ainda terei mais exames pela frente, e depois ainda tem a aprovação do plano de saúde aí meu Deus haja coração, e dia 12 de junho começa copa do mundo aqui no Brasil, para atrasar mais meus exames afff!!! Mas eu chego lá.... Bjocas pessoas.... Perguntas e comentários fiquem a vontade, responderei com prazer.
terça-feira, 27 de maio de 2014
Dia da Esperança
Oi genteee! primeiro dia de consulta (Cirurgião Gastro) como havia dito no post anterior, marquei a consulta para hoje na Gastro Obeso Center com o Dr. Nestor Bertin, adorei o consultório, a consulta foi maravilhosa primeiro a recepcionista me deu um formulário com 4 folhas para preencher com perguntas do tipo: como vc chegou a esse peso (se houve algo que antecedeu o seu engordamento rss... tipo, a gestação, perda de um emprego, depressão etc...) o que vc já tentou fazer para perder esse peso (quais os tratamentos, como remédios, dietas etc...) preencher um diário sobre como vc se alimenta durante 1 dia, se vc conhece os tipos de cirurgias de estômago e quais são eles... enfim um mundo de perguntas que eu respondi em 5 minutos pois sabia as respostas na ponta da língua e estava doida para entrar logo no consultório. Depois fui chamada para subir na balança ( uiiii quanto tempo não faço isso, por medo, desespero ou sei lá o quê) e para o meu espanto adivinha??? engordei mais 2,5 kg estou com 87,5 socorroooo!!!
Então finalmente fui chamada para entrar no consultório e fui super bem recebida, o dr. Nestor me explicou os procedimentos falei sobre minha hipertensão etc... ele disse que atualmente a banda gástrica é um método antigo e pouco utilizado pois não está dando o resultado esperado pois tem como "burlar" a banda e a pessoa engordar tudo de novo, então ele me sugeriu o By Pass (O Bypass Gástrico diminui para 10% a capacidade do estômago, restringindo a quantidade de comida ingerida e desviando esses alimentos para a primeira porção do intestino, chamada duodeno, até a porção intermediária do órgão, chamada jejuno.) ou posso optar pela técnica da Gastrectomia Vertical ( A Gastrectomia Vertical remove de 70 a 85% do estômago do paciente, transformando-o em um tubo estreito) ainda não decidi entre as 2 mas me pareceu melhor a técnica do By Pass ( e essa é a escolha da maioria dos pacientes. fonte: google rs) ele me passou vários exames e vou começar a marcar para resolver tudo o mais rápido possível. É isso pessoal, até o próximo post para gente pôr os assuntos sobre cirurgias gástricas em dia rs! deixe seu comentário ou sua pergunta, ficarei imensamente feliz!! bjss.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
início da minha saga sobre banda gástrica
Iniciando meu blog sobre banda gástrica, estou super feliz pois entre várias tentativas de emagrecer desde que tive minha filha, não obtive sucesso em nenhuma tentativa, remédios, academia (entra e sai) enfim agora me despertei para a colocação da banda gástrica (dispositivo de silicone colocado na parte superior do estômago por cirurgia vídeo-laparoscópica, destinado a desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce = EMAGRECER, YES!!! rs) vamos lá, vou contar para vocês cada detalhe sobre a colocação da banda por cobertura pelo plano de saúde ( o meu no caso é medservice).
Hoje liguei para o plano, a atendente me informou que o plano cobre esta cirurgia (todos os planos devem cobrir, pois é um procedimento liberado no rol da ANS), então eu perguntei o que era preciso ser feito para este procedimento, então ela me respondeu que eu deveria marcar consultas com: Cardiologista, Endocrinologista, Nutricionista e Psicólogo e que o médico passará todos os exames necessários, a nutricionista passará a dieta pré e pós cirurgica e o parecer do psicólogo para ver se estou apta à passar por esta cirurgia. Deste modo agendei primeiro a consulta com o cirurgião gástrico para que ele faça o parecer médico indicando este tratamento e depois levarei este parecer aos outros especialistas indicados pelo plano, e na verdade estou rezando para que ele aceite indicar a cirurgia, pois peso 85,00kg e meu IMC = grau 1 de obesidade e esta cirurgia é indicada geralmente para obesos grau 2 porém eu possuo co morbidades (problemas de saúde causados pelo sobrepeso) minha pressão está altíssima e não durmo bem como antes, então creio que vou conseguir o meu objetivo... tem que dar certo... consulta agendada para dia 27/05/2014 super anciosa... sorte para mim rs até a próxima postagem e com boa notícia!!
Assinar:
Postagens (Atom)
